II Semana do Matemático - UERJ
07 a 09 de maio de 2018


Resumo dos Minicursos


Minicurso 1

GEOGEBRA - Modelando funções relacionadas a problemas geométricos da OBMEP

Leandro Machado  (CAp/UERJ) - Aline Guedes (IME/UERJ)


        Neste Minicurso, apresentaremos um breve histórico acerca da OBMEP e o desenvolvimento de programas de aperfeiçoamento de alunos e professores que derivaram do seu sucesso. Posteriormente, faremos um recorte do tema Geometria e Funções, de modo a utilizar o software Geogebra como dinamizador do Estudo. Nossa proposta de Minicurso está dividida em duas sessões de 1h45min cada. Na primeira, apresentaremos dois exemplos e discutiremos algumas possibilidades distintas de aproveitamento das construções em sala de aula na Educação Básica. Na segunda, os professores participantes serão estimulados a construírem no Geogebra, eles próprios, seus modelos para outros problemas da OMBEP com a mesma temática. Ao final, faremos uma discussão final acerca das atividades apresentadas e das possibilidades de exploração dos diversos recursos tecnológicos no Ensino Básico.



Minicurso 2

Noções de grafos

Diana Sasaki  (IME/UERJ)

 

        Neste minicurso apresentaremos as principais definições e resultados consagrados da Teoria de Grafos, focando nos problemas de coloração.

    1. Grafos: ciclos, completos, bipartidos, regulares.
    2. O problema das Pontes de Königsberg e o Problema das 4 cores.
    3. Coloração de vértices, coloração de arestas e coloração total.
    4. O problema da coloração de arestas e coloração total.

 


Minicurso 3

Linguagem Matemática

Grupo MateGramática  (IME/UERJ)

 

        Para se compreender o que está escrito em uma expressão matemática, é necessário aprender a ler e a escrever em Linguagem Matemática que, como qualquer linguagem, possui uma Gramática que descreve suas regras de sintaxe e sua semântica. Como a Linguagem Matemática não possui oralidade, ela precisa de uma linguagem natural para ser lida. Mas, na verdade, muitas das vezes o que se faz é “soletrar” uma expressão matemática (isto é, ler, traduzindo em linguagem natural, símbolo por símbolo). Por exemplo, a expressão  é normalmente lida como “Para todo ‘xis’ e ‘ípsilon’ pertencentes à ‘ene’, ‘xis’ mais ‘ípsilon’ pertence a ‘ene’.”. Após esta “soletração”, o que foi entendido? Após reconhecer o significado de cada símbolo, esta frase poderia ser “lida” como “a soma de dois números naturais é um número natural”.

     O objetivo deste minicurso é uma breve introdução à Gramática da Linguagem Matemática, apresentando seu alfabeto, sua sintaxe, formação de palavras por afixação (com prefixos, sufixos e outros afixos) e por justaposição, pontuação, entre outros, observando as pequenas diferenças existentes em alguns de seus dialetos (Aritmetiquês, Algebrês, Geometriquês e Logiquês).